MEMÓRIA E HISTÓRIA: fortalecendo a identidade quilombola do Sítio Veiga em Quixadá
fortalecendo a identidade quilombola do Sítio Veiga em Quixadá.
Palavras-chave:
identidade.memória.quilombo.Sítio Veiga.Resumo
Resumo:
Na cidade de Quixadá-CE, localizada na zona rural do distrito de Dom Maurício, há uma comunidade de moradores descendentes de africanos escravizados denominada Quilombo Sítio Veiga. Apesar do tempo de vivência naquele território, o quilombo Sítio Veiga ainda é desconhecido por muitos habitantes do município e pouco valorizado por aqueles que o conhecem, reforçando a invisibilidade, preconceito e o racismo cultural. Neste sentido, este projeto tem como objetivo resgatar, através do gênero textual memória, a história da comunidade remanescente do quilombo Sítio Veiga: chegada dos primeiros habitantes, permanência e posse de território, lutas, conflitos, cultura, tradição, economia, religiosidade e personagens que marcaram o quilombo, contribuindo para o reconhecimento, valorização e fortalecimento da identidade dos moradores dessa comunidade. Vale dizer que o caminho se perfaz através de um movimento de reconhecimento da historicidade e da trajetória de organização e luta das famílias pertencentes a esse quilombo
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).