Fact-check Tabelião: A escola a serviço da verdade
A escola a serviço da verdade
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade., Fake news, Ensino RemotoResumo
O projeto FACT-CHECK TABELIÃO: A ESCOLA A SERVIÇO DA VERDADE, está sendo realizado, desde 2020, por estudantes do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, na cidade de Aurora-CE. Temos por finalidade, agir diante da problemática da desinformação na comunidade local. A pesquisa teve como objetivo principal analisar conjuntamente as características das publicações falsas e discutir sobre possíveis motivações que levam as pessoas a acreditarem e compartilharem fake news. Nossa metodologia é qualitativa e pode ser considerada uma pesquisa-ação, pois ao mesmo tempo em que a pesquisa é realizada, há a participação ativa dos pesquisadores no estudo. Para alcançar os objetivos, foi ministrado um minicurso, de maneira remota, por conta da pandemia de COVID-19, através da plataforma Google Meet, associado à estruturação de um site, um canal no Youtube e Instagram para a divulgação de informações. O referencial teórico foi baseado na perspectiva de texto como um evento comunicativo, (BEAUGRANDE, 1997; MARCUSCHI, 2008); leitura e complexidade (MORIN, 2015) e na sociocognição (SALOMÃO, 1999). Com a pesquisa foi possível alertar os participantes e criar redes de interação e informação no combate a esse grave problema social.
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