Mulheres Extraordinárias: histórias de mulheres inspiradoras na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.
Palavras-chave:
gênero , sáudeResumo
O projeto foi desenvolvido na EEMTI Tomé Gomes dos Santos em Paramoti-CE, com o objetivo de resgatar e destacar histórias de mulheres com trajetórias inspiradoras, a fim de possibilitar estratégias pedagógicas que valorizem o protagonismo feminino e contribua com o processo de desconstrução de estereótipos. Nesse contexto, a construção de uma educação sem discriminação e preconceitos são imprescindíveis. A metodologia compreendeu de uma pesquisa bibliográfica e de campo, fundamentada na abordagem quantitativa e qualitativa. A partir de relatos de mulheres protagonistas do município de Paramoti-CE, e biografias de personalidades femininas nacionais e internacionais subsidiaram a elaboração do livro Mulheres Extraordinárias: elas e seus poderes de transformação. Com os dados da pesquisa foram elaborados materiais didáticos e duas estantes itinerantes que foram utilizadas semanalmente em círculos de leitura e oficinas realizadas na EEMTI Tomé Gomos dos Santos e em quatro Escolas da Rede Municipal de Paramoti-CE. O conjunto de ações construídas no percurso do desenvolvimento do projeto permitiu conhecer e divulgar histórias de mulheres, cujo as trajetórias se mostram como inspiradoras para discutir relações de gênero em sala de aula para educar os meninos contra práticas machistas e combater desigualdades sociais, visando promover um ambiente escolar mais igualitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).