A LITERATURA COMO FERRAMENTA NO COMPARTILHAMENTO DE REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DECOLONIALISMO NA DESCONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE PRECONCEITUOSA E SEGREGACIONISTA COM ESTUDANTES PcD, NO MUNICÍPIO DE PARAMOTI
Palavras-chave:
Literatura, Racismo, Cultura, Identidade, InclusãoResumo
A construção da nação brasileira é caracterizada pela diversidade e é exatamente a partir dessa diversidade que deveria ser celebrada com grande entusiasmo e alegria, mas surge os elementos fundantes do racismo e do preconceito, os quais são capazes de promover a prática de atitudes preconceituosas e segregacionistas entre as pessoas. Na perspectiva da desconstrução de paradigmas sobre os preconceitos étnicos – raciais e a compreensão da ampliação e colaboração no processo de inclusão de Pessoas com Deficiências, os estudantes da 2ª e 3ª série da EEMTI Tomé Gomes dos Santos, construirão esse projeto que considerando a literatura como ferramenta fundamental. Esse projeto surge à luz de uma pesquisa de cunho qualitativo que visou a vivência de roda de leitura com os estudantes, na construção de uma cultura antirracista e a inclusão das pessoas com deficiências. Nesse cenário, levantaram-se reflexões sobre o papel da literatura no seu uso histórico, pedagógico, cultural e social. O processo de elaboração desse projeto que aborda literatura e racismo teve aporte dos autores SILVA (2009), COUTINHO (2008), FÉNELON (1651-1710), SOARES (2020) e na Constituição Federal de 1988. Concluiu-se que a literatura é capaz de auxiliar no combate aos preconceito e na inclusão de pessoas com deficiências.
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