FLORESCENDO JUNTAS: CULTIVANDO A SAÚDE MENTAL DAS ALUNAS DO CEJA JOÃO RICARDO DA SILVEIRA ATRAVÉS DO APP CEJA MULHER
Palavras-chave:
Smartphones, Empoderamento, Equidade.Resumo
O projeto de pesquisa "Florescendo Juntas: cultivando a saúde mental das alunas do CEJA João Ricardo da Silveira através do APP CEJA Mulher" tem como objetivo promover a saúde mental das alunas da escola através da criação de um aplicativo dedicado a informações e ações que incentivem positivamente seus aspectos psicoemocionais. O estudo baseou-se principalmente nas obras de Estanislau; Bressan (2014), Santos; Diniz (2018) e Brusamarello et al. (2018). Adotando uma abordagem qualitativa, foram realizadas diversas atividades, além da elaboração e construção do aplicativo. Estas incluíram: estudos bibliográficos, aplicação de questionários, momentos de leitura e reflexão, rodas de conversa e palestras com temáticas voltadas para o bem-estar e a saúde emocional. A partir dos relatos das alunas e dos resultados obtidos nos questionários, foi desenvolvido o aplicativo "CEJA Mulher". Este oferece conteúdos educativos, informações sobre legislações que garantem os direitos das mulheres na sociedade, exercícios físicos, sugestões de textos e filmes motivacionais, além de indicações de oportunidades de emprego na cidade e cursos gratuitos em plataformas digitais, visando à qualificação profissional. Conclui-se que a pesquisa contribuiu para o empoderamento feminino, por meio das ações realizadas, que visam diretamente o bem-estar da comunidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).