NARRATIVAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO NTTPS PARA VIDA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Júlio Cesar Ângelo Brandão
  • Késsia Emily Pereira Freitas
  • Rose Darline Alexis
  • Fabíola Silva Matos EEMTI Professora Iraci Pereira de Alcântara
  • Felipe Marques Da Silva

Palavras-chave:

Protagonismo. Iniciação Científica. NTPPS.

Resumo

O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS) se estabelece por meio de práticas fundamentadas nas habilidades cognitivas e socioemocionais, estimulando a investigação como um método de aprendizado e favorecendo o desenvolvimento crítico e intelectual dos alunos. É um componente curricular que possui 160h/a ano. Os projetos de pesquisa elaborados anualmente são guiados pelos docentes da instituição, promovendo a interdisciplinaridade entre as atividades realizadas no NTPPS e os diferentes campos do saber. Os contextos de investigação, que incluem as experiências e pesquisas, são: a escola e a família, no primeiro ano; a comunidade, no segundo ano; e o ambiente de trabalho, no terceiro ano. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência reflexiva a partir da metodologia de narrativas, as potencialidades do NTPPS e sua contribuição para a iniciação científica dos estudantes que estão na 3ª Série do Ensino Médio da EEMTI Professora Iraci Pereira de Alcântara. As narrativas foram elaboradas durante as aulas do primeiro semestre de 2024, durante a realização do acompanhamento de aulas, análise dos textos utilizados nas atividades, planejamento e execução das rodas de conversas entre estudantes e professor. Assim, nos estudantes fomos provocados a pensar no nosso projeto de vida, nas nossas escolhas quanto cidadãos, na difusão científica e protagonismo juvenil que a disciplina nos proporciona.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10/12/2024 — Atualizado em 11/12/2024

Versões

Como Citar

NARRATIVAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO NTTPS PARA VIDA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO. (2024). Revista Ceará Científico, 3(5), 68-78. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1395

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)