CLUBE DE LIBRAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, INCLUSÃO E EQUIDADE PARA TODOS
Palavras-chave:
1. Clube de Libras 2. Inclusão 3. Equidade.Resumo
Este artigo classifica-se em uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória onde buscamos compreender, a forma como a educação vai sendo construída no cotidiano escolar em relação à inclusão, por meio de suas práticas pedagógicas realizada no Clube de Libras na EMTI Maria Zenóbia Rodrigues Braga. A inserção do Clube de Libras na EEMTI Maria Zenóbia Rodrigues Braga partiu do interesse coletivo dos jovens estudantes. O Clube de Libras serviu como um espaço criado para jovens estudantes onde poderão desenvolver diversas atividades relacionadas ao aprendizado da Língua de Sinais, bem como o compartilhamento das experiências de alguns alunos que já haviam tido contato com a Libras e com alunos surdos em suas escolas anteriores, ou em outros espaços não educacionais. Durante o clube os alunos desenvolveram a autonomia, o trabalho em equipe, a auto-organização e tomadas de decisões, entre outras atitudes favoráveis ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, a equidade educacional e reconhecimento a diversidade cultural e humana. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um relatório feito durante as ações do clube pelos alunos participantes. E ao final do semestre na culminância na escola foi apresentado o produto: um vídeo com diálogo entre os pares e a interpretação de uma música. Logo em seguida foi realizado um questionário através do google forms pelos três alunos pesquisadores deste estudo com os demais participantes do clube para coleta de dados sobre a atuação do clube, o aprendendizado e os impactos para vida estudantil e profissional dos alunos. Participaram deste estudo 15 estudantes do Clube de Libras. Todos participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, onde foram informados acerca dos objetivos da pesquisa e sobre a liberdade de recusa e/ ou desistência do consentimento, em qualquer fase da pesquisa, sem qualquer penalidade, bem como o caráter confidencial das informações fornecidas. Durante a pesquisa, os alunos vivenciaram cada parte do processo escolhas, pesquisas, grupos de trabalho, correções que se apresentaram durante o percurso e exposição de resultados. Desta forma resultou-se no posicionamento mais claro e consciente dos alunos frente aos problemas locais, comprovados pelos trabalhos e relatórios apresentados. Conclui-se que o Clube de Libras foi de fundamental importância para a difusão e aplicação das práticas inclusivas, esta experiência educativa tornou-se um processo de construção de conhecimento integrado às práticas vividas, levando ao aluno a autonomia, uma educação participativa, de convivência democrática com as diferenças e capaz de oferecer novos caminhos para a prática educativa dentro e fora dos muros da escola.
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