SISTEMA AUTOMATIZADO E CONTROLE INTELIGENTE NA CULTURA DE TOMATES APLICADO NA CIDADE DE BARRO – CE
Resumo
A cultura do tomate apresenta grande valor comercial e é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil. Também é uma das mais cultivadas, podendo, assim, atender à demanda em épocas não favoráveis à sua produção. Dado a elevada exigência hídrica do tomateiro, este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de irrigação automatizado utilizando-se de um sistema micro controlado, a custos acessíveis aplicados na Cidade de Barro -CE. Nessa perspectiva, evita-se os gastos excessivos de água, luz, reduz custos com mão de obra, aumenta-se a produtividade dos tomates, controla a temperatura ambiente e a quantidade de água a ser irrigada, é medido o PH do solo e usa-se a Internet das Coisas (IoT) para envio das informações de controle coletados no campo de plantio em tempo real. A proposta central do trabalho é que o agricultor possa, independentemente de uma variedade de equipamentos comerciais e testes disponíveis, encontrar uma solução simples e eficaz para o controle ambiental em qualquer cultivo de tomates.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).