FERIDAS NO CORPO E NA ALMA: a perpetuação do patriarcado e a reprodução da violência doméstica na vida das mulheres
Palavras-chave:
Mulher. Enfrentamento. Violência. Direitos, Feminicídio.Resumo
Este projeto tem o intuito de apresentar os cinco tipos de violência doméstica contra a mulher de acordo com a Lei Maria da Penha, apresentando seus ciclos e formas de combatê-la, trazendo à tona os moldes em que a sociedade ainda vive, centrada no poder patriarcal: o homem como ser dominante e a mulher como ser dominada. Essa forma de poder é um fator que leva aos ciclos de violências, maltratando e matando mulheres todos os dias, seja por um parceiro ou ex-parceiro íntimo, no qual se acha dono da mulher. O projeto focou na realização de ações concretas que surtissem efeito na vida das mulheres, desde a colagem de cartazes nas comunidades falando sobre o combate as violências, palestras, oficinas, criação de gibi e divulgação na rede municipal de ensino, ajudando-as a identificar se sofrerem ou sofrem violência, propondo-as e as levando a atendimentos psicológicos no CREAS municipal até ao desenvolvimento de um aplicativo visando dar um suporte maior a essas mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).