EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA ESCOLA: uma troca de saberes sobre a transposição do Rio São Francisco entre estudantes da EJA

uma troca de saberes sobre a transposição do Rio São Francisco entre estudantes da EJA

Autores

  • Raniere de Carvalho Almeida EEMTI Simão Angelo (20ª CREDE) https://orcid.org/0000-0002-4588-575X
  • Marcelino Pereira de Oliveira EEMTI Simão Angelo (20ª CREDE)
  • Ana Cláudia Alves EEMTI Simão Angelo (20ª CREDE)

Palavras-chave:

Comunidade, Contexto, Escola, Penaforte, PISF

Resumo

A educação contextualizada é um recurso pedagógico capaz de promover aprendizagens significativas no ambiente escolar, atraindo a atenção dos estudantes e fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem, por agregar às aulas experiências contextuais, valorizando sua história e contribuindo com seu projeto de vida. Ao priorizar no fazer pedagógico a realidade dos discentes, a escola torna-se aberta, respeitando o princípio da transversalidade, que sugere um trabalho pautado em temas transversais, inclusive, socioambientais como a transposição do Rio São Francisco, que reflete impactos sociais, ambientais, econômicos e culturais. Quais os saberes dos estudantes da EJA sobre a transposição em Penaforte? Esta pergunta norteia o projeto com intuito de favorecer práticas transversais no âmbito escolar. Seu objetivo é explorar saberes contextuais de estudantes da EJA sobre a transposição. Para seu alcance foi adotada a pesquisa participante de caráter educacional, tendo como lócus a Escola Simão Angelo. O recurso empregado na coleta de dados primários foi a pesquisa de opinião. Constatou-se que os estudantes da EJA Médio possuem conhecimentos relacionados à transposição em suas comunidades, tendo a maior parte deles vivenciado de perto a sua execução. Esses saberes podem ser aprofundados através de aulas com viés interdisciplinar, onde a sua experiência seja considerada.

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Publicado

15/06/2023