MEMÓRIAS IDENTITÁRIAS: história, cultura e arte da comunidade Carnaúba
: HISTÓRIA, CULTURA E ARTE DA COMUNIDADE CARNAÚBA
Palavras-chave:
História local. História oral. Memória. Identidade.Resumo
Preservar as memórias de uma comunidade corrobora para que o passado não seja esquecido e para que a História se perpetue na consciência humana. Nessa perspectiva, a presente pesquisa documental, de abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia da História Oral, discute sobre as memórias identitárias da comunidade Carnaúba, em Jati/CE. O objetivo é resgatar as memórias orais da comunidade a partir do prisma do sentimento de pertença local e do protagonismo histórico. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes não conhecia a história da comunidade. As falas dos moradores antigos revelaram a história da fundação da vila e aspectos ligados à cultura, à arte, à economia e às relações sociais. O produto final é um documento que reúne os depoimentos dos moradores organizados a partir dos temas: história da fundação, cultura, religião, artistas e atividades agrícolas. Observamos o fortalecimento da identidade local e o protagonismo histórico desenvolvido pelos participantes. O ambiente de protagonismo histórico construído estimulou o sentimento de pertença, a colaboração e o espírito investigativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).