O USO DA BOMBA DE SEMENTE A PARTIR DO PSEUDOCAULE DA BANANEIRA PARA REFLORESTAMENTO DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITE
Resumo
O desmatamento tem representado um crescente problema ao meio ambiente, do qual parte da cobertura natural é retirada, o que causa prejuízos drásticos a natureza. O plástico utilizado nos sacos para mudas é composto por polietileno, uma substância não renovável, extraída a partir do petróleo, um produto cuja estimativa de decomposição no solo é de mais de 200 anos. Para que seu uso seja adequado na agricultura, é necessário que haja uma sensibilização quanto ao seu uso e descarte apropriado. Partindo desse exposto, o objetivo desta pesquisa é utilizar bombas de sementes a partir do pseudocaule da bananeira com vistas à promoção de benefícios para a o meio ambiente, à diminuição dos índices de desmatamento, à promoção do reflorestamento sustentável e ecológico, visando diminuir o uso dos sacos plásticos utilizados. Espera-se, de forma geral, que os resultados desta pesquisa auxiliem no fomento da sustentabilidade, a partir da permanência da umidade no substrato para a melhoria do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).