“22 POR 22” A SEMANA QUE NUNCA ACABOU: um resgate das principais expressões ocorridas na Semana de Arte Moderna de 1922
um resgate das principais expressões ocorridas na Semana de Arte Moderna de 1922
Palavras-chave:
Arte Moderna, Expressões Artísticas, Expressionismo, Movimento Cultural, ModernismoResumo
A Semana de Arte Moderna de 1922, 1OO anos completados em 2022, representa até hoje o mais importante movimento cultural brasileiro. Nessa perspectiva, sabendo da importância do tema exposição de arte moderna para formação dos alunos, bem como a eficiência da dança temática como ferramenta metodológica, foi desenvolvido o presente trabalho no qual o objetivo central é resgatar através da dança, fatos ocorridos na Semana de Arte Moderna. A presente pesquisa foi realizada entre os meses de julho e novembro de 2022, na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, na cidade de Tianguá – CE, na turma 2º ano do Curso Técnico em Estética. Após a realização da pesquisa bibliográfica, a turma foi dividida em duas equipes: uma equipe foi responsável por elaborar a coreografia e a outra pela realização da dança. O Projeto 22 por 22 foi um trabalho totalmente idealizado pelos professores e alunos. Esta apresentação fez parte do Evento MDCi (Festival de Música, Dança, Canto e Interpretação) da referida escola. A presente pesquisa promoveu um resgate da história e arte brasileira. Além disso, foi possível fortalecer nos alunos a importância de trabalho de equipe, senso de responsabilidade, estudo aprofundado do tema forma prazerosa e dinâmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).