Projeto ARMEL: Armadilha elétrica contra mosquitos
Palavras-chave:
Armadilha – Eletricidade – Mosquito – Choque - SuorResumo
ARMEL é a designação para armadilha elétrica. É um dispositivo usado para combater a proliferação de mosquitos usando três fatores de atração para induzir as espécies causadoras de doenças, a cair em uma teia elétrica colocada estrategicamente em anéis de coloração negra. As fêmeas são atraídas inicialmente por dióxido de carbono, depois pela detecção de calor e, por último, pela identificação de uma substância presente no suor. Ao ser enganadas por esses três fatores, os insetos vão em direção à teia elétrica adaptada de uma raquete mata-mosquito. A aplicação de apenas um único protótipo ARMEL, conseguiu matar todos os mosquitos a uma taxa média de 9 insetos por minuto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).