Control Sleep: Um app gratuito para monitoramento da sonolência em condutores de veículos
Um app gratuito para monitoramento da sonolência em condutores de veículos.
Palavras-chave:
Auxílio a condutores de veículos, Sonolência, Acidentes de trânsitoResumo
Embora diversos motoristas conheçam os riscos de dirigir apresentando sinais de sonolência muitos insistem nessa prática. A fadiga dos condutores é um dos perigos mais comuns encontrados no trânsito e normalmente é causada por cansaço físico, longas horas de trabalho ou privação do sono. Diante do exposto, visando auxiliar esses profissionais, em meados de 2017 foi iniciado um projeto denominado Control Sleep. O citado possui como finalidade acompanhar o movimento dos olhos dos usuários em razão de estarem abertos ou não. À vista disso é possível monitorar o nível de cansaço e, em razão do fechamento dos olhos por curtos períodos de tempo, emitir um som que possa alertá-lo de modo a mantê-lo acordado e sinalizar que o momento em que o profissional deveria parar para descansar foi ultrapassado e, deste modo, é necessário que o condutor não continue na direção. Visando constatar a eficiência e importância do projeto, este foi apresentado a diversos órgãos relacionados ao trânsito como também a profissionais do setor de envolvimento, sendo, em ambos os casos, bastante apreciado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).