Análises fitoquímicas na identificação de metabólitos secundários para produção de fármaco natural a partir de Cereus jamacaru D. C.
Palavras-chave:
Cereus jamacaru. fármaco natural. plantas medicinais.Resumo
No contexto desta pesquisa, sua abordagem é em torno do Cereus jamacaru De Candolle (D.C.), conhecido popularmente como mandacaru uma planta típica de regiões semiáridas como a caatinga. Com a realização de estudos e pesquisas, ficou evidente a presença de diversas propriedades medicinais, as quais seriam de grande importância na fabricação de medicamentos. Entretanto, devido sua constante discriminação por ser uma planta típica do semiárido, não há estudos que se voltem de forma contundente para tais propriedades. Observando isso, o objetivo do projeto é a determinação de metabólitos secundários em extratos alcoólicos e de propanona, bem como fabricação de um fármaco natural a base de Cereus jamacaru D.C. Para isso, realizou-se teste fitoquímicos para detecção de substância presentes no mandacaru onde encontramos taninos, fenóis, saponinas, carbonato de cálcio, catequinas e lipídeos. Logo após, realizou-se a confecção do fármaco natural, produzido a base de Cereus jamacaru e gorduras de origem animal e vegetal. Em seguida realizou-se a aplicação de um questionário etnobotânico para identificar a percepção da comunidade sobre seu uso de forma medicinal. Pôde-se concluir, que o desenvolvimento do setor de plantas medicinais e fitoterápicos se configura como importante estratégia para o enfrentamento das desigualdades regionais existentes em nosso país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).