Medidas preventivas de combate a pandemia do coronavírus com a produção do sabão semente
Palavras-chave:
Saúde, Prevenção, COVID-19Resumo
A pandemia do coronavírus que assola nosso país e o mundo, vem trazendo profundas transformações e consequências para a humanidade. O projeto sabão semente surgiu deste contexto para minimizar um desafio local que também é problemática global, o crescente número de contaminados pelo coronavírus. Para minimizar a problemática primando pela preservação ambiental uma ação foi desenvolvida para produzir um sabão sustentável e reforçar através de mobilizações na comunidade sobre a importância de hábitos simples que salvam vidas, como lavar as mãos com água e sabão. Além de ser uma medida preventiva a pandemia do coronavírus, lavar as mãos é uma recomendação da OMS, Organização Mundial de Saúde. A ideia da produção do sabão foi um resgate cultural, aperfeiçoada e ecologicamente correta. Para a produção do sabão utilizou-se a fruta monguba da flora local para a fabricação de um polvilho utilizado na produção do sabão. Depois de pronto o sabão é distribuído pela escola na comunidade com mobilizações de alertas e medidas preventivas. Os resultados alcançados no decorrer do projeto, que teve início em abril de 2021, foram a queda do número de contaminados de acordo com dados da secretaria de saúde local, sem registro de contaminação, configurando um resultado positivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).