Verspertílio 01- robô semeador para agricultura familiar
Palavras-chave:
Agricultura familiar. Sustentabilidade. Tecnologia.Resumo
O crescimento demográfico, os problemas ambientais, a degradação dos solos férteis e o problema social da fome, apontam para a necessidade urgente do crescimento da oferta de alimentos que sejam produzidos de modo sustentável. A robótica é uma aliada na eficiência da produção agrícola, porém, pelo seu alto custo seu acesso é restrito a grande indústria agropecuária, sendo pouco acessível ao pequeno produtor. Na busca de tecnologias alternativas que sejam acessíveis ao pequeno produtor rural criou-se o Vespertílio* 01, um robô que realiza as funções de preparação do solo e plantio de sementes. O Vespertílio 01 é um robô de baixo custo e de fácil manuseio e transporte, confeccionado com sucata de moto, bateria reutilizada de notebook e motor de vidro elétrico de carro, movido a energia solar e controlado por arduinos. Sua finalidade é facilitar a produtividade do agricultor familiar, agilizando a produção e diminuindo os custos. O robô apresenta velocidade contínua de 3 km/h, 9 mil horas de vida útil, custando R$ 0,89/hora de operação. O protótipo desenvolvido é 98,46% mais econômico que as máquinas tradicionais analisadas como referência (tratores de pequeno porte com potência nominal de motor <70cv). Além disso, traz ganhos para o pequeno produtor rural que terá suas condições de trabalho melhoradas, com menos exposição ao sol e menos esforço físico, ao passo que também proporciona ganhos para a sociedade que terá a disponibilidade da oferta de alimentos expandida e os custos reduzidos pelo menor investimento na produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).