Autoria estudantil e pesquisas desenvolvidas a partir do entorno escolar
Palavras-chave:
autoria estudantil, entorno escolar, letramentos m´últiplos, educação científicaResumo
A Revista Ceará Científico, a cada nova edição, ratifica seu papel de tecnologia indutiva da Educação Científica na Educação Básica – a partir da realidade cearense, mas com capilaridade e missão científica de divulgar e fazer circular a autoria estudantil e as pesquisas desenvolvidas a partir do entorno escolar de outras realidades, promovendo intercâmbios e partilhas de saberes de letramentos múltiplos. Esta edição, construída a partir de trabalhos enviados por meio de nosso fluxo contínuo, consolida e amplia o entendimento dessa autoria estudantil – sob a orientação e co-autoria potente e generosa de docentes promotores de uma emancipação contínua por meio do aprendizado científico rigoroso e engajado, articulando pesquisa e realidade social, cultural, política e econômica que ladeia o ambiente escolar e suas pluralidades presentes em sua comunidade, com seus agentes e agências no mundo. Os 8 textos componentes deste número convidam pensar a escola e seu entorno como ponto de partida para a construção coletiva de conhecimento, através de distintas matrizes disciplinares, métodos e técnicas de coleta e análise de dados.
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Referências
BRANDAO, A. H. B. ; MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo . Letramento Científico. In: Antonio Helonis Borges Brandão; Augusto Ridson de Araújo Miranda; Paulo Venício de Paula; Ideigiane Terceiro Nobre. (Org.). Gestão dos Ambientes e Serviços Pedagógicos. 1ed.Fortaleza: CDIE/SEDUC-CE, 2024, v. 1, p. 25-43.
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MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo.; BRANDAO, A. H. B. ; PAULA, P. V. B. ; GONÇALVES, T.C. . Orientações editoriais. 1. ed. 1: CDIE/SEDUC-CE, 2024. v. 1. 59p
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