RAÍZES DA IGUALDADE

gênero, cidadania e dignidade no meio rural

Autores

Palavras-chave:

Empoderamento , Mulheres, Agropecuária, Equidade

Resumo

O projeto "Raízes da Igualdade: Gênero, Cidadania e Dignidade no Meio Rural" investiga a equidade de gênero no setor agropecuário em Monsenhor Tabosa, Ceará, com foco no empoderamento das mulheres rurais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, com elementos de pesquisa-ação, realizada entre janeiro e junho de 2024; que consistiu em levantamento bibliográfico para fundamentação teórica e coleta de dados em campo, por meio da aplicação de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas a 46 mulheres residentes em comunidades rurais. Além disso, foram desenvolvidas ações de capacitação em parceria com instituições locais, como EMATERCE e o Instituto Raízes da Terra, que serviram tanto como técnica de intervenção quanto de coleta de percepções qualitativas. Os resultados revelaram barreiras significativas, como baixa escolaridade, acesso restrito a crédito e pouca participação em organizações comunitárias, fatores que perpetuam a desigualdade de gênero no meio rural. Constatou-se também que muitas dessas mulheres dependem do trabalho informal ou de auxílios governamentais, evidenciando a vulnerabilidade socioeconômica do grupo. A pesquisa reforça a relevância das tecnologias sociais e do fortalecimento da cidadania feminina como estratégias para promover autonomia e inclusão produtiva. O estudo conclui que políticas públicas e programas de formação são fundamentais para reduzir desigualdades e ampliar as oportunidades para as mulheres no setor agropecuário, garantindo um desenvolvimento sustentável e mais justo para as comunidades rurais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônia Luciele da Silva Veras, EEEP MARIA MADEIRO DIAS

    Estudante do 2º Ano do Ensino Médio na EEEP Maria Madeiro Dias, Monsenhor Tabosa-CE

  • Jaice Saraiva Souto, EEEP MARIA MADEIRO DIAS

    Estudante do 2º Ano do Ensino Médio na EEEP Maria Madeiro Dias, Monsenhor Tabosa-CE

  • Prof. João Esdras, EEEP MARIA MADEIRO DIAS

    Mestre em Genética e Melhoramento de plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Cariri-UFCA Campus Crato. 

  • Prof. Valderlândia Oliveira , EEEP MARIA MADEIRO DIAS

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) 2017.1. Especialização em Agricultura de Precisão, pela Faculdade Unyleya, (UNYLEYA) 2019.1. Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos, na área de sanidade animal 2018.2. Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados em Biologia, pela a Universidade Cruzeiro do Sul Educacional (CRUZEIRO DO SUL) 2021. Pós-graduação em gestão escolar e coordenação pedagógica pela faculdade Única (2022.1). Pós-graduação em andamento em Saúde Pública Aplicada a Medicina Vaterinária, pelo Instituto de Educação e Cultura de Capanema LTDA (2024.2). Atualmente Professora e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária na E.E.E.P Maria Madeiro Dias.

Referências

CHINI, Angélica; CASSOL, Silmara Patrícia; MÜHL, Fabiana Raquel; FELDMANN, Neuri Antonio; LENHARDT, Enéias. Agronegócio e gênero: a categoria feminina na operacionalização das propriedades rurais. Revista Inovação, v. 2, p. 118-139, 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERRERA, Karolyna Marin; DESCONSI, Cristiano; BIROCHI, Renê; PACÍFICO, Daniela Aparecida. Trabalho e gestão das mulheres na agricultura familiar: uma análise a partir de estudos feministas e de gênero. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 62, n. 3, p. e281922, 2024.

JESUS, Edilma Nunes de; FEITOSA, Flávia Regina Sobral; PASSOS, Karla Fabiany Santana; SANTOS, Emanuela Carla; PEREIRA, Alessandra Santana. Práticas agroecológicas e a sustentabilidade do semiárido brasileiro. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 1-14, 2024.

NEVES, Sandra Mara Alves da Silva; TORTORELLI, Hellen Simone; SCHEUER, Junior Miranda. Práticas socioeconômicas e ambientais das mulheres rurais da Associação de Hortifrutigranjeiros de Mirassol D’Oeste/MT. Geosul, Florianópolis, v. 38, n. 87, p. 215-232, 2023.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Mulheres rurais da América Latina dependem cada vez menos do trabalho no setor agrícola, diz FAO. Nações Unidas Brasil, 15 out. 2013. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/63997-mulheres-rurais-da-américa-latina-dependem-cada-vez-menos-do-trabalho-no-setor-agrícola-diz​. Acesso em: 13 de jul. 2024.

SCHNEIDER, C. O.; GODOY, C. M. T.; WEDIG, J. C.; VARGAS, T. O.; Mulheres rurais e o protagonismo no desenvolvimento rural: um estudo no município de Vitorino, Paraná. Interações, v. 21, n. 2, p. 245-258, 2020.

SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VEDANA, Roberta; SHIKIDA, Pery Francisco Assis; GARCIAS, Marcos de Oliveira; ARENDS-KUENNING, Mary Paula. Empoderamento feminino na agricultura: um estudo no

Lar Cooperativa Agroindustrial (Paraná). Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, n. 2, p. e237944, 2023.

Downloads

Publicado

02/12/2025

Como Citar

RAÍZES DA IGUALDADE: gênero, cidadania e dignidade no meio rural. (2025). Revista Ceará Científico, 4(7), 47-55. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1544