MAPA KANINDÉ
a memória africana, afro-brasileira e indígena na cidade de Canindé/CE
Palavras-chave:
afro-brasileira, indígena, canindé, Formação CidadãResumo
O projeto/pesquisa MAPA KANINDÉ: a memória africana, afro-brasileira e indígena na cidade de Canindé/CE foi desenvolvido na EEMTI Capelão Frei Orlando, no decorrer do ano de 2023. A pesquisa nasceu a partir da curiosidade dos estudantes e da professora que, durante as aulas de Sociologia sobre Cultura e Etnia, que indagavam a respeito da importância de Canindé no processo de libertação dos seus escravos. Objetivando apresentar os espaços de memórias ligados à ancestralidade africana, afro-brasileira e indígena na cidade de Canindé, buscou-se mapear os espaços de memória ligados à ancestralidade africana, afro-brasileira e indígena em Canindé através da confecção de um mapa, em que foram pontuados os locais em que apresentam indícios e memória ligados ao tema em questão. Alguns autores deram sustentabilidade teórica/bibliográfica para o referido trabalho, são eles: Arroyo, Silva e Silva, Farias. E no fortalecimento da temática, os professores de Ciências Humanas da referida escola foram convidados e instigados a produzir um E-book com assuntos relacionados ao tema geral, que posteriormente podem ser desenvolvidos nos dois níveis de ensino da Educação Básica. Questionar, problematizar e desenvolver uma visão crítica acerca da nossa história, da invisibilização dos nossos antepassados auxilia possibilita à comunidade escolar uma formação cidadã completa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, Coleção Feminismos Plurais. 2020.
ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_si te.pdf. Acesso em: 24 jan. 2022
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Educação para as Relações Étnico-Raciais e Semana da Consciência Negra. Fortaleza: SEDUC, 2022. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/11/orientacoes_erer.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023.
CHAVES, Leilane Oliveira; SILVA, Edson Vicente. Comunidades negras no Ceará: da invisibilidade à formação dos quilombos contemporâneos. Novos Cadernos NAEA, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 147-160, set.-dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2583. Acesso em: 06 nov. 2023.
FARIAS, Aírton de. História do Ceará: dos índios à geração cambeba. Fortaleza: Tropical, 1997.
ADELCO. Terra Indídena Kanindé de Gameleira. Fortaleza: Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido, [2018]. Disponível em: https://adelco.org.br/centro-documentacao/terra-indigena-kaninde-de-gameleira/. Acesso em: 06 nov. 2023.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: Processo de um racismo mascarado. 3ª ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.
NASCIMENTO, Thatiany. 68 cidades do Ceará têm quilombolas e Caucaia concentra maior número; veja como é em seu município. Fortaleza: Diário do Nordeste, 27 jul. 2023. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/68-cidades-do-ceara-tem-quilombolas-e-caucaia-concentra-maior-numero-veja-como-e-em-seu-municipio-1.3397512. Acesso em: 06 nov. 2023.
SILVA, Assis Leão da; SILVA, Clesivaldo da. A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Étnico-Racial na promoçãode uma educação antirracista. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 13, n. 30, p. 553-570, maio-ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1056/952. Acesso em: 24 jan. 2022.
SOUSA, Gabriel Freitas de; PEREIRA, Francisco Vitor Macêdo. Entre o amém e o axé: um estudo do fenômeno inter-religioso na cidade de Canindé/CE. In: PEREIRA, Francisco Vítor Macêdo; FEITOSA E PAIVA, Geórgia Maria; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain (org.). Ensaios interdisciplinares em humanidades - volume 4. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. Disponível em: https://mih.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/Ensaios-Interdisciplinares-em-Humanidades–Volume-VI-2022-1.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ceará Científico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).