FRUIT GLOSS PITAIA:
o uso sustentável da casca da pitaia na comestologia
Palavras-chave:
Pitaia. Cosmetologia. SustentabilidadeResumo
A crescente preocupação com o meio ambiente influencia o mercado de cosméticos. No Brasil, empresas apostam em ingredientes naturais da nossa flora para criar produtos que beneficiam a pele e reduzem alergias. Diferentemente dos cosméticos industrializados, esses itens naturais contêm nutrientes e vitaminas e são menos agressivos à pele. A tendência para cosméticos naturais não é apenas uma questão de sustentabilidade, mas também de saúde, conforme destacam Zucco, Sousa e Romero (2012). A pesquisa resultou no desenvolvimento do "Fruit Gloss Pitaia", um gloss labial feito de mel, óleo de coco e pigmento extraído da casca da pitaia. Este pigmento se mostrou eficaz, proporcionando estabilidade de cor ao produto ao longo do tempo. Os testes iniciais confirmaram a viabilidade do produto, alinhando-o com a demanda por soluções sustentáveis e alternativas em cosmetologia. Assim, o Fruit Gloss Pitaia destaca-se como uma opção promissora para um mercado voltado à sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).