O EXEMPLO DE MARIA DA PENHA PARA A CRIAÇÃO DA LEI EM DEFESA DA MULHER BRASILEIRA:
mudança do paradigma comportamental social
Palavras-chave:
Lei Maria da Penha. Comportamento Social. Defesa da Mulher.Resumo
Este trabalho é o resultado, ainda inconcluso, de um projeto escolar sobre a Lei Maria da Penha e das percepções da problemática social que atingem a mulher. Historicamente, as mulheres enfrentaram diversas formas de discriminação e violência, muitas vezes legitimadas por normas sociais, religiosas e jurídicas. Com base em estudos interdisciplinares de textos em diversas áreas, intentamos trazer a tona para um público de alunos de ensino médio compartilhando os saberes e construindo debates sobre a violência contra as mulheres que é entendida no contexto das relações desiguais de gênero, como forma de reprodução do controle do corpo feminino e das mulheres numa sociedade sexista e patriarcal. As desigualdades tradicionais de gênero têm, assim, na violência contra as mulheres sua expressão máxima que, por sua vez, deve ser compreendida como uma violação dos direitos humanos das mulheres. Produzimos também, com base na escrita compartilhada, textos dissertativos que expressão a compreensão aprofundada da comunidade escolar sobre o tema. Por fim, concluímos que a educação é uma ferramenta poderosa para a defesa dos direitos das mulheres, a denúncia da violência feminina e a promoção da igualdade de gênero. Ao proporcionar conhecimento e conscientização, a educação empodera as mulheres, permitindo-lhes reconhecer e reivindicar seus direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).