A HISTÓRIA QUE O LIVRO NÃO CONTA:
o debate étnico-racial no livro didático de língua portuguesa usado pelos alunos de 3ª série do Ensino Médio
Palavras-chave:
Livro Didático. Étnico-Racial. Debate. Literatura.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo denunciar a ausência do debate étnico-racial no livro de língua portuguesa intitulado: “Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, de autoria de (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016) aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Com o fito de evidenciar o trato dado pelos autores aos escritores Lima Barreto e Monteiro Lobato, percebemos que o livro não incentiva a promoção de um debate a respeito das questões étnico-raciais, ainda, é omissivo ao tratar os escritores pré-modernistas de maneira distinta. Para tanto, serviu de aporte teórico para este estudo autores como: SILVA (1995); ROSEMBERG (2003) e GOMES (2011). O percurso metodológico se constitui como um estudo de cunho qualitativo com abordagem bibliografia. Como métodos de tratamento dos dados, nos valemos de uma análise interpretativista do paradigma indiciário e de uma análise comparativa. Assim, verificamos que o livro didático é omissivo quando não busca incentivar e promover debates sobre as questões étnicos-sociais em nosso contexto e acortina a forma como alguns escritores da literatura brasileira entendiam e percebiam as pessoas negras na sociedade. Portanto, o livro didático não obedece e nem reza na cartilha dos temas transversais ao não fazer esse tipo de abordagem.
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