ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: as contribuições dessa abordagem para potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades do SPAECE
as contribuições dessa abordagem para potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades do SPAECE
Palavras-chave:
Etnomatemática, Saberes tradicionais, Figuras geométricas planasResumo
O presente artigo analisa o desempenho das turmas de 2ª série - 2023, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Simão Ângelo, no saber S07 da Avaliação Diagnóstica do SISEDU, uma vez que nas aplicações de 2022 e 2023 foi evidenciado um desempenho muito crítico. Diante da problemática, nos propomos a entender de que maneira a etnomatemática pode contribuir com os processos de apropriação de forma equânime, contextualizada e significativa de saberes e habilidades em matemática, tendo como horizonte a melhoria dos resultados do Spaece. Para tanto, foi necessário conhecer diferentes formas de calcular, medir, estimar, inferir e raciocinar sobre objetos e grandezas geométricas planas e espaciais a partir da abordagem etnomatemática e suas contribuições para interpretar, decodificar e apreender a coerência interna de saberes populares socialmente relevantes. O referencial teórico está ancorado nos estudos epistemológicos e metodológicos de Ubiratan D’Ambrósio acerca da Etnomatemática e na categoria patrimônio cultural, tendo cerne o Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. Foi realizada uma pesquisa de campo e uma Oficina de Etnomatemática na escola pesquisada. O artigo argumenta que a âncora do ensino de matemática deve ser o diálogo entre os saberes empíricos e científicos na resolução de problemas, uma vez que esse conhecimento é produzido por diferentes sujeitos, práticas, vivências e necessidades em diferentes tempos e espaços e reflete sobre a importância das tecnologias modernas para a valorização e preservação de saberes e práticas tradicionais que tendem ao desaparecimento e esquecimento.
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