EVIDENCIANDO A GENÉTICA: analisando a frequência de traços hereditários presentes em estudantes de uma escola pública cearense
Palavras-chave:
Fenótipo, Genética, Hereditariedade, Ensino de BiologiaResumo
A genética é o ramo da Biologia que tenta compreender a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações, possuindo imensurável relevância ao prever embasamento teórico e soluções de problemas em várias áreas da sociedade. O objetivo geral deste estudo tende a evidenciar a aplicação de conceitos da genética através da verificação de traços fenotípicos presentes em estudantes de uma escola pública cearense residentes em três municípios (Pacujá-CE, Mucambo-CE e Graça-CE). Para isso, realizou-se a aplicação de um questionário estruturado contendo perguntas com intuito de obter informações sobre a cor da pele, dos olhos, tipo de cabelo, cor do cabelo, estatura, posição do lóbulo da orelha, presença de covinhas na face ou no queixo, forma de implantação do cabelo, capacidade de enrolar a língua, hiperextensibilidade do polegar, presença de sardas, lateralidade e maneira de cruzar os dedos das mãos e braços. As informações tabuladas foram apresentadas às turmas de 3º ano. Os resultados comprovaram a predominância de determinados traços fenotípicos sobre outros e ausência de diferenças significativas entre os estudantes dos diferentes municípios. Além disso, possibilitou aos alunos do 3º ano que tiveram o envolvimento teórico com a genética uma visualização prática dos conceitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).