EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: combatendo o racismo e superando os estereótipos

Autores

  • Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior Rede Estadual de Ensino

Palavras-chave:

Educação antirracista. Interdisciplinaridade. Formação Cidadã.

Resumo

Objetivamos apresentar a experiência vivenciada durante o Projeto “Educar para as relações étnico-raciais: combatendo o racismo e superando os estereótipos”. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Profissional Antônio Mota Filho, Tamboril-CE, em uma turma de segundo ano do ensino médio, curso técnico em administração. Este projeto é de caráter formativo e tem o intuito de capacitar os estudantes a compreenderem discussões referentes à temática étnico-racial no Brasil. Embora a escola seja uma instituição educativa, ainda se constitui como um espaço de opressão e perpetuação das desigualdades. Assim, este projeto enseja reflexões pertinentes para compreendermos como o racismo opera no cotidiano escolar e para além dos muros escolares, de modo a contemplar os espaços de vida dos estudantes. Constitui-se, sobretudo, à luz da educação antirracista, compreendendo a necessidade histórica e atual de prezar pela disseminação de saberes afrocentrado. Desse modo, partimos de referenciais teóricos que legitimam o ensino em uma perspectiva contra-hegemônica, a saber: Brasil (2020), Ferreira (2009), Oliveira (2021), Gomes (2011), dentre outras autorias. Consideramos que o projeto tem estimulado em nosso público a empatia, o amor e o respeito pela diferença, sensibilizando-os sobre a diversidade racial e os capacitando sobre o racismo como problemática social e política.

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Publicado

13/12/2023

Como Citar

EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: combatendo o racismo e superando os estereótipos. (2023). Revista Ceará Científico, 2(3), 14-24. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1019