O O EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um exercício para a cidadania e a promoção de emprego e renda
UM EXERCÍCIO PARA A CIDADANIA E A PROMOÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Palavras-chave:
EJA. Trabalho. Educação.Resumo
A educação, direito de todos, dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Destarte, a modalidade Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio assume o papel de garantir os direitos educacionais da população com 18 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu estudos antes de concluir a Educação Básica. Nessa perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará reorganiza a oferta da EJA, criando a EJA + Qualificação Profissional, modalidade com alternativas metodológicas que construa perspectivas de qualificação profissional. Assim, o objetivo do nosso trabalho é realizar uma pesquisa com alunos e ex-alunos da EJA da Escola Enéas Olímpio da Silva, com foco no empreendedorismo como alternativa de geração de emprego e renda possibilitando a inserção sustentável no mercado de trabalho. Dessa forma, levantamos dados junto à secretaria da referida escola e, posteriormente, fizemos a análise desses dados e constatamos que 74% dos alunos da EJA com qualificação profissional tornaram-se empreendedores formais (MEI – Microempreendedor Individual) e tiveram suas vidas e, consequentemente, sua comunidade, transformada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).