Maturação na transcrição de imagens visuais para imagens táteis no processo de ensino e avaliação de matemática e ciências da natureza
Palavras-chave:
Transcrição de Imagem, Deficiência Visual, Avaliação em larga escalaResumo
O presente trabalho apresenta uma solução para a necessidade de se criar uma ferramenta didática pedagógica que possibilite deficientes visuais interpretar imagens contidas em exames educacionais e livros didáticos de matemática e de ciências da natureza. Frente a realidade de inclusão escolar, fez-se necessário a tomada de medidas emergenciais que perpassam a educação em todos os níveis de ensino, a pesquisa e elaboração de ferramentas didáticas que possibilitem esta inclusão. Das ferramentas existentes podemos destacar o código alfanumérico Braille e o software Monet de produção de imagens em alto relevo. Apontase aqui a técnica de termoformagem como a mais apropriada para a transcrição de imagens em alto-relevo
capazes de serem lidas por estudantes cegos. Para a criação de uma linguagem específica à representação das imagens, usa-se a Sequência FEDATHI como parâmetro norteador e avaliador da ferramenta sugerida. Espera-se, com essas inferências, promover reflexões sobre mecanismos que possibilitem os deficientes visuais a fazerem suas interpretações de imagens, gráficos e tabelas, tirando suas conclusões sem ajuda do ledor e textos que descrevem as ilustrações no processo de avaliação de matemática em larga escala, como no ENEM e SAEB.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).