Maturação na transcrição de imagens visuais para imagens táteis no processo de ensino e avaliação de matemática e ciências da natureza

Autores

  • Alexandre Chaves da Silva EEEP MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA

Palavras-chave:

Transcrição de Imagem, Deficiência Visual, Avaliação em larga escala

Resumo

O presente trabalho apresenta uma solução para a necessidade de se criar uma ferramenta didática  pedagógica que possibilite deficientes visuais  interpretar imagens contidas em exames educacionais e  livros didáticos de matemática e de ciências da natureza. Frente a realidade de inclusão escolar, fez-se necessário  a tomada de medidas emergenciais que perpassam a educação em todos os níveis de ensino, a pesquisa e elaboração de ferramentas didáticas que possibilitem esta inclusão. Das ferramentas existentes podemos destacar o código alfanumérico Braille e o software Monet de produção de imagens em alto relevo. Apontase aqui a técnica de termoformagem como a mais apropriada para a transcrição de imagens em alto-relevo
capazes de serem lidas por estudantes cegos. Para a criação de uma linguagem específica à representação das imagens, usa-se a Sequência FEDATHI como parâmetro norteador e avaliador da ferramenta sugerida. Espera-se, com essas inferências, promover reflexões sobre mecanismos que possibilitem os deficientes visuais a fazerem suas interpretações de imagens, gráficos e tabelas, tirando suas conclusões sem ajuda do ledor e textos que descrevem as ilustrações no processo de avaliação de matemática em larga escala, como no ENEM e SAEB.

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Publicado

07/12/2022

Como Citar

Maturação na transcrição de imagens visuais para imagens táteis no processo de ensino e avaliação de matemática e ciências da natureza. (2022). Revista Ceará Científico, 1(1), 124-134. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/740