"Soberanas - Lugar de mulher é onde ela quiser": o ensino de gênero como prática pedagógica por uma educação para a igualdade
Lugar de mulher é onde ela quiser
Palavras-chave:
Gêner. Educação. Respeito. Juventude. Cidadania.Resumo
Este projeto de pesquisa, com características de intervenção pedagógica, tem por objetivo ampliar o diálogo e a compreensão sobre questões referentes às relações de gênero no ambiente escolar. O projeto enfoca especialmente na condição da mulher e no seu papel na sociedade contemporânea, elaborando uma proposta sequencial de atividades sobre igualdade e equidade de gênero que poderá ser utilizada com estudantes do ensino médio durante as aulas de Sociologia, Filosofia e disciplinas afins. O presente estudo desenvolve instrumentais para orientar e contribuir com as práticas utilizadas nas disciplinas referentes a área de ciências humanas e sociais aplicadas, possibilitando melhor reflexão e análise dos métodos pedagógicos empregados com os/as jovens no ensino médio. Além disso, compreende como essas metodologias podem ser instrumentos eficazes de transformação social e produção de conhecimento. Mediante as discussões e reflexões realizadas a partir das ações desenvolvidas, foi possível produzir materiais didáticos que podem contribuir como subsídios para o trato das questões relativas às relações de gênero e de como essas relações podem ser trabalhadas no ambiente escolar entre adolescentes, reforçando que o enfrentamento dessas questões pode metamorfosear a vida dos jovens e, desta forma, indicar novos caminhos de socialização para uma juventude carente de oportunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).