AFROJIN: racialidade e afrossaberes na escola
racialidade e afrossaberes na escola
Palavras-chave:
Pertença Racial. Afrossaberes. Corporeidade. Musicalidade. Religiosidade Afro-brasileira.Resumo
Este trabalho analisa intervenções didáticas que buscam legitimação enquanto projeto com o título AFROJIN: Racialidade e Afrossaberes na Escola. Nossas intervenções iniciam com uma pesquisa sobre pertença racial e afrossaberes da comunidade escolar. A partir dos dados colhidos nos concentraremos em propor oficinas sobre os três afrossaberes que mais despertaram interesse inicial nas aulas de Sociologia: Corporeidade, Musicalidade e Religiosidade. Os questionamentos que norteiam a pesquisa são: Como a EEEP JIN se reconhece racialmente? O racismo estrutural impede que alguns indivíduos se autoidentifiquem como pretos ou pardos no contexto? Como a comunidade escolar lida com dimensões afro-brasileiras chamadas de Afrossaberes (Valores Civilizatórios Afro-brasileiros) tais como: Corporeidade, Musicalidade e Religiosidade Afro-brasileira? Como podemos intervir criando ações que visam a valorização da pertença racial e destes Afrossaberes na EEEP JIN? Dentre os objetivos temos: Disseminar saberes originários negros e mapear jovens e/ou outros atores sociais que já se expressam musical, corporal e/ou religiosamente e valorizar os Afrossaberes estudados bem como a pertença racial no país e no contexto com a finalidade de consolidar uma escola antirracista.
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