Matriz de criação cênica do espetáculo “Fora”
Palavras-chave:
Conhecimento artísitico, trabalho fabril, lazerResumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre a transformação do indivíduo por meio dos conhecimentos artísticos e mostrar os comportamentos dos funcionários da fábrica Santa Elisa como matriz de criação cênica. Investigando-se as dimensões de trabalho e a importância do processo de criação a partir do fazer teatral: texto e cena. Além do referencial sobre a fábrica e as suas sistemáticas foi analisado também o comportamento da comunidade em torno da mesma. Durante este processo foram realizadas visitas e entrevistas com os diretores da fábrica e também com a comunidade que participa desse processo de reciclagem na circunvizinhança a partir de um roteiro pré-elaborado. O registro foi feito em caderno de campo. Foi possível perceber as grandes divergências entre os pensamentos do que realmente acontecia na questão dos materiais de reciclagem. O espetáculo revela o caos, a tensão e as mutilações que rodeiam a comunidade da Ypióca, mostrando de uma forma lúdica que a arte pode transformar mediar, fortalecer e reinventar as pessoas.
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