A Utilização de portfólios digitais na disciplina de projeto de vida: Competências Digitais e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Filomeno Noronha
Competências Digitais e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Filomeno Noronha.
Palavras-chave:
Portfólios Digitais 1. Covid-19 2. TICs 3. Competências Digitais 4.Resumo
Este projeto tem por finalidade mostrar e refletir sobre as vantagens da utilização dos portfólios virtuais como instrumento de aprendizagem, partindo da percepção do professor/alunos de Projeto de Vida da EEEP Joaquim Filomeno Noronha (Parambu-Ce). Sabe-se que o contexto de Covid-19 e ensino remoto evidenciou a necessidade de cada vez mais procurarmos inserir a Tecnologia da informação e comunicação (TICs) na aprendizagem, bem como foi preciso repensar e reorientar nossa práxis socioeducativa realizando alguns questionamentos, considerações e reflexões a respeito dos desafios e possibilidades dispostas nessa nova conjuntura. O método utilizado foi entrevista com os alunos, bem como a socialização de experiências adquiridas durante produção dos portfólios digitais dentro do componente de Projeto de Vida. O nosso referencial teórico está ancorado em Freire (2001); Ginzburg (2012); Matta (2006). Ao final, percebeu-se que os portfólios digitais, não serviram apenas como instrumento de avaliação e/ou aprendizagem, mas também como forma de desenvolver nos alunos competências digitais, pois em tempos de distanciamento social se busca a aquisição destas, a reinvenção de práticas pedagógicas eficazes, e que possam contribuir com a aprendizagem dos alunos, bem como a qualificação profissional dos docentes, e assim, avançar com melhoria da Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).