Uma proposta para o ensino de matemática à luz das premissas do novo ensino médio: Investigando a matemática do agropecuarista numa perspectiva etnomatemática
Palavras-chave:
Ensino de matemática, etnomatemáticaResumo
No intuito de despertar o prazer pelo estudo da matemática, compreendendo-a de forma mais holística, com aplicações voltadas à realidade do estudante, levando em consideração a valorização do conhecimento matemático praticado pelo agropecuarista, numa perspectiva etnomatemática, buscou-se desenvolver uma proposta para o ensino da disciplina à luz das premissas do Novo Ensino Médio. O trabalho justifica-se pela possibilidade da promoção do maior engajamento dos estudantes e a elevação dos indicadores de aprendizagem. A investigação se deu através de uma pesquisa-ação, que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. O referencial teórico-metodológico está fundamentado em Freire (2000), D’ambrosio (2009) e Brasil (2017). O estudo trouxe o entendimento de que o desenvolvimento de atividades com foco na interdisciplinaridade, centralidade no aluno, metodologias ativas e valorização do contexto sociocultural em que a escola encontra-se inserida, produz um impacto bastante positivo com vistas à evolução da aprendizagem significativa do estudante. Nesse contexto, as ações que foram fortalecidas nesse trabalho, com o devido planejamento e estudo dos marcos legais e documentos norteadores, podem contribuir enquanto sugestões metodológicas para a disciplina de matemática, bem como, a criação de um itinerário formativo quando da implementação do Novo Ensino Médio em tempos posteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).