A MATEMÁTICA DAS PROVEDORAS DO LAR

de onde vem a comida no prato?

Autores

  • MARIA VANESSA LOPES DE SOUZA Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.
  • DHENNY KELLY ALVES NASCIMENTO Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.
  • FRANCISCA RIANA ALVES BARBOSA Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.
  • FRANCISCA ALEXSANDRA SANTOS CHAVES Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.
  • LARISSA MARIA SOUSA CAVALCANTE SEDUC-CE
  • Francisca Érica Almeida Alves Cardoso

Palavras-chave:

Mulher, Matemática, Provedoras do lar

Resumo

O presente trabalho consiste em pesquisar e analisar como mulheres, que são provedoras de seus lares, utilizam a Matemática e seus conceitos para administrarem suas rendas, desmistificando o patriarcado e dando visibilidade a essas mulheres na sociedade. A pesquisa foi realizada com educandos(as) e mulheres das localidades de abrangência da Escola de Ensino Médio e Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, localizada no município de Canindé-CE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, fundamentada em estudos bibliográficos, coletas de dados e intervenções com o público já citado. Os resultados apontam que a Matemática pode ser uma grande parceira na estruturação e no planejamento das despesas familiares, especialmente no caso de famílias cuja principal fonte de renda provém de iniciativas sociais como o Bolsa Família, que, lamentavelmente, não é suficiente, exigindo o desenvolvimento de estratégias complementares de renda e de organização financeira. Conclui-se, portanto, que, mesmo fora do espaço escolar, a matemática se manifesta de forma prática e essencial, contribuindo para a sobrevivência cotidiana e para o fortalecimento da autonomia feminina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • MARIA VANESSA LOPES DE SOUZA, Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

    Discente da 2ª série da Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

  • DHENNY KELLY ALVES NASCIMENTO, Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

    Discente da 2ª série da Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

  • FRANCISCA RIANA ALVES BARBOSA, Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

    Discente da 2ª série da Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

  • FRANCISCA ALEXSANDRA SANTOS CHAVES, Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

    Discente da 2ª série da Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

  • LARISSA MARIA SOUSA CAVALCANTE, SEDUC-CE

    Licenciada em Matemática pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Canindé. Especialista em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única de Ipatinga. Docente do Centro de Educação de Jovens e Adultos Frei Ademir de Almeida.

  • Francisca Érica Almeida Alves Cardoso

    Licenciada em Matemática pela Universidade Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única de Ipatinga. Docente da Escola de Educação Profissional do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

Referências

BRASIL. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pronaf Mulher. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/pronaf-mulher. Acesso em: 10 jun. 2024.

BRASIL. Banco do Nordeste do Brasil (BNB). CrediAmigo Delas. Disponível em: https://bnb.gov.br/crediamigo-delas. Acesso em: 10 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 jun. 2024.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Programa Bolsa Família. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-familia. Acesso em: 10 jun. 2024.

CALDAS, A.; GEIGER, Paulo (org.). Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed., 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIOVANNI, J. Agricultura na sociedade de mercado: as mulheres dizem não à tirania do livre comércio. São Paulo: SOF, 2006.

HEREDIA, B. M. A. de; CINTRÃO, R. P. Gênero e acesso a políticas públicas no meio rural brasileiro. Revista NERA, Presidente Prudente, v. 9, n. 8, p. 1-21, 2006.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Inflação. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MONTALI, L. Provedoras e co-provedoras: mulheres-cônjuge e mulheres-chefe de família sob a precarização do trabalho e o desemprego. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 355-367, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/BNXvvtSWSqnn4vdJLsL8Rqz/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2024.

Downloads

Publicado

02/12/2025

Como Citar

A MATEMÁTICA DAS PROVEDORAS DO LAR: de onde vem a comida no prato?. (2025). Revista Ceará Científico, 4(7), 32-40. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1588