CHAYA E SAÚDE: BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DA CHAYA (Cnidoscolus aconitifolius) NA ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO DO EMPODERAMENTO FEMININO
Resumo
A Insegurança alimentar provoca fragilidade e adoecimento de forma ampla, conforme a definição de saúde da OMS. O estudo realizou pesquisa bibliográfica sobre Chaya (Cnidoscolus aconitifolius (Mill.) I.M.Johnst., planta alimentícia não convencional-(PANC) de origem Mexicana. Em parceria com agrofloresta Avós da Terra, localizada no Bairro Leandro Bezerra, em Juazeiro do Norte, que cultiva exemplares de Chaya, realizamos plantio seguido de estudos laboratoriais de prospecção fitoquímica e fitotóxica, objetivando o consumo seguro da Chaya. Testes demonstraram variadas classes químicas e atividade antioxidante. O extrato seco submetido a testes avaliando a mortalidade em Artemia salina, em triplicata, acompanhado de controle positivo, após 24h, concentrações não apresentaram Artemias mortas. O aporte teórico e os testes laboratoriais evidenciaram não apenas benefícios, mas segurança para consumo da Chaya. Realizou-se oficinas de produção de pão de Chaya com mulheres da comunidade do bairro e do CRAS do Horto. Elaboramos caderno de receitas divulgando preparos culinários da Chaya, que foram aprovadas a partir do teste de aceitação conduzido na cantina da escola com mulheres da comunidade escolar, que degustaram respondendo um formulário avaliando o índice de aceitabilidade-(IA) revelando 98% de aceitação para atributos sensoriais das preparações com Chaya. Propõe-se a formulação de uma carne vegetal de Chaya, organização de uma STARTUP com a proposta de empoderamento feminino, geração de renda e promoção da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).