MANDALA SUSTENTÁVEL: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Agricultura sustentável, Gestão de recursos hídricos, Educação do campoResumo
O objetivo deste estudo é implementar um sistema automatizado de irrigação em hortas orgânicas, visando reduzir o desperdício de água e aprimorar as práticas agrícolas na agricultura camponesa. A falta de recursos tecnológicos no meio rural dificulta a obtenção de parâmetros essenciais para otimizar a irrigação, resultando em um manejo ineficiente da água (Rebouças, 2003). Este sistema será implantado em uma mandala na Escola de Ensino Médio do Campo Francisca Pinto dos Santos, localizada no município de Ocara, Ceará, com o intuito de criar um ambiente educacional que combine práticas agroecológicas e tecnologias inovadoras. Embora a água seja abundante no Brasil, ela é mal gerida, levando a desperdícios significativos (Rebouças, 2003), o que impacta diretamente a agricultura familiar e camponesa. O projeto intitulado mandala sustentável servirá como modelo para uma agricultura eficiente, além de ser uma importante ferramenta pedagógica para ensinar os estudantes sobre a gestão responsável dos recursos naturais. A pesquisa, fundamentada em abordagens sobre tecnologias sustentáveis e gestão hídrica (Buainain et al., 2002), propõe o uso de inovações tecnológicas para melhorar a eficiência no uso da água. Espera-se que, ao final, a utilização desse modelo contribua para uma maior compreensão dos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e a gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).