COM A PALAVRA MULHERES GRANJENSES: Relatos de protagonismo feminino
Palavras-chave:
Mulheres, Protagonismo, Empoderamento, InvisibilidadeResumo
Este artigo tem como objetivo documentar e analisar a experiência do projeto "Com a Palavra Mulheres Granjenses", desenvolvido por alunas da Escola CEJA Guilherme Gouveia, visando promover a visibilidade e o protagonismo feminino por meio de relatos de mulheres que se destacam em diversas áreas da sociedade granjense. Tendo como principais referências teóricas as ideias de Simone de Beauvoir (1980) e Judith Butler (2010) sobre as diferenças de gênero e as identidades performáticas que perpetuam a desigualdade de gênero. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, utilizou o método da história oral e entrevistas como técnicas de coleta de dados. Dez mulheres de diferentes setores sociais foram entrevistadas, e seus relatos foram transcritos para compor um livro. Para avaliar a relevância do projeto, foi aplicado um questionário diagnóstico aos alunos e professores da escola, com o objetivo de mensurar o impacto e a importância das histórias de mulheres granjenses. Os resultados indicaram aceitação unânime da proposta, destacando a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino. A análise revelou a importância da visibilidade do protagonismo feminino, contribuindo para a desconstrução das barreiras culturais e estruturais que limitam a participação das mulheres. O projeto se caracteriza como uma ferramenta educacional e de transformação social, ao promover o reconhecimento das histórias dessas mulheres como fontes de inspiração e resistência. Conclui-se que o projeto fortaleceu o empoderamento das mulheres participantes e das alunas envolvidas, gerando impacto positivo na comunidade escolar.
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