PROTAGONISMO FEMININO NA LIBRAS

desenvolvimento de um sinalário voltado ao ensino de surdos do Ensino Fundamental e Médio no município de Horizonte-CE

Autores

  • Heloísa Ramalho Rodrigues EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva
  • Kaline Vitória Nogueira Martins EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva
  • Alex Teixeira Pena Seduc-CE

Palavras-chave:

Protagonismo feminino, Libras, Sinalário, Educação inclusiva, Representatividade

Resumo

Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um sinalário em Libras com foco no protagonismo feminino, voltado ao ensino de estudantes surdos do ensino fundamental e médio no município de Horizonte, Ceará. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com o emprego do método da pesquisa-ação participante colaborativa. O trabalho foi realizado em quatro etapas principais: revisão bibliográfica sobre ensino de Libras, protagonismo feminino e acessibilidade; desenvolvimento do sinalário com base em critérios de relevância histórica, social e cultural; aplicação piloto em escolas públicas; e coleta e análise de dados por meio de entrevistas e questionários com professores e alunos. Os sinais elaborados representavam figuras femininas em diversos contextos, buscando ampliar o vocabulário dos alunos e valorizar a representatividade feminina. A análise dos dados evidenciou impactos positivos: os alunos apresentaram maior fluência e autonomia na Libras, enquanto as alunas relataram fortalecimento da autoestima ao se reconhecerem nas personagens retratadas. Professores destacaram o engajamento dos estudantes, a clareza dos sinais e a possibilidade de discutir temas como gênero e diversidade nas aulas. O envolvimento da comunidade surda garantiu a legitimidade cultural e linguística do material. Conclui-se que o sinalário é um recurso pedagógico eficaz para promover uma educação mais inclusiva e equitativa. Recomenda-se a expansão da proposta para outras instituições e sua integração permanente ao ensino de Libras, fortalecendo práticas pedagógicas que respeitem identidades diversas e incentivem o protagonismo feminino no ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heloísa Ramalho Rodrigues, EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva

    Heloísa é uma aluna do 2 ano do ensino médio, residente de Horizonte, no Ceará. Ela nasceu com deficiência auditiva, mas isso nunca a impediu de perseguir seus objetivos com determinação. Desde cedo, demonstrou um grande interesse pelos estudos.
    Heloísa é uma defensora ativa dos direitos das pessoas com deficiência. Ela participa de projetos escolares para promover a inclusão e compartilha sua experiência para inspirar colegas a superarem desafios. Fora da escola, Heloísa adora aprender novos sinais.
    Com sua perseverança, ela continua a mostrar que barreiras podem ser superadas com coragem e apoio, enquanto traça um caminho brilhante rumo ao futuro.

  • Kaline Vitória Nogueira Martins, EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva

    Kaline é uma aluna ouvinte do 2 ano do ensino médio, apaixonada por aprendizado e pelo poder da comunicação. Ela participou ativamente de um projeto de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em sua escola, onde não apenas aprendeu a se comunicar em Libras, mas também se engajou em atividades que promovem a inclusão e o respeito à diversidade.
    Durante o projeto, Kaline mostrou uma sensibilidade especial ao colaborar com colegas surdos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e empatia. Ela acredita que aprender Libras não é apenas uma forma de comunicação, mas uma ponte para criar conexões significativas entre pessoas com diferentes vivências.
    Kaline é um exemplo de que pequenas ações podem criar grandes impactos, e ela segue transformando seu ambiente escolar com sua dedicação e entusiasmo.

  • Alex Teixeira Pena, Seduc-CE

     Licenciado em Letras Libras – Uniasselvi. Intérprete de Libras, EEMTI Maria Dolores Alcântara e Silva.

Referências

ARNOT, Madeleine. Gender and the politics of education. London: Routledge, 2002.

HOOKS, Bell. Teaching to transgress: education as the practice of freedom. New York: Routledge, 1994.

LACERDA, Cristina B. F. de. Libras e educação: aspectos linguísticos e pedagógicos. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006.

QUADROS, Ronice M.; KARNOPP, Lodenir B. Língua de sinais e educação: estudos e perspectivas. São Paulo: FTD, 2004.

SILVA, Regina. Educação e inclusão: políticas e práticas para surdos. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2010.

SOUSA, Juliana M. A representação da mulher no ensino de Libras: desafios e possibilidades. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2015.

VALENTE, José. Diversidade e inclusão na educação: abordagens contemporâneas. São Paulo: Contexto, 2018.

WEISS, Judith. Identidade e linguagem: o papel da Libras na educação de surdos. São Paulo: Palas Athena, 2009.

ZANOTTI, Carla. Gênero e educação: uma perspectiva crítica. Campinas: Pontes Editores, 2012.

Downloads

Publicado

02/12/2025

Como Citar

PROTAGONISMO FEMININO NA LIBRAS: desenvolvimento de um sinalário voltado ao ensino de surdos do Ensino Fundamental e Médio no município de Horizonte-CE. (2025). Revista Ceará Científico, 4(7), 41-46. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1556