MULHERES QUE INSPIRAM: descobrindo a invisibilidade feminina na ciência por meio do protagonismo estudantil
Palavras-chave:
Ciência. Mulheres. Protagonismo estudantil. Monitoria.Resumo
Este projeto teve como objetivo destacar as contribuições de mulheres para a ciência e tecnologia, com ênfase em cientistas nordestinas. Foram propostas intervenções para mitigar a invisibilidade feminina na literatura científica e incentivar alunas da EEMTI Moisés Bento da Silva e outras escolas de Jati, Ceará, a assumirem um papel de protagonismo na disseminação do conhecimento científico. A pesquisa guiou-se pela questão: qual o nível de conhecimento dos alunos sobre a produção científica feminina e como divulgar essas colaborações para incentivar outras mulheres em carreiras científicas? O estudo, qualitativo e baseado na metodologia de pesquisa-ação, envolveu coleta e análise de dados. As intervenções surgiram do protagonismo estudantil, incluindo a criação de um livro escrito e ilustrado por alunos sobre pesquisas desenvolvidas por mulheres e uma monitoria itinerante, na qual alunas monitoras da área de Ciências da Natureza conduziram experimentos com materiais de baixo custo. Os resultados indicaram um significativo desconhecimento dos alunos sobre o papel das mulheres na ciência e um desinteresse entre as alunas em seguir carreiras científicas, reforçando a necessidade de ações eficazes para transformar essa realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 30/06/2025 (2)
- 30/06/2025 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).