O PAPEL DA LIDERANÇA FEMININA NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM VARJOTA: uma análise da atuação da Equipe Multiprofissional.
Palavras-chave:
Mulher, Acessibilidade, EquidadeResumo
A educação especial e inclusiva enfrenta grandes desafios, principalmente no caso do acesso de crianças com necessidades especiais. Esta é uma pesquisa sobre a relevância da liderança feminina na educação especial em Varjota. Foi ressaltado que a equipe responsável por essa modalidade é majoritariamente composta por mulheres, cujo papel tem sido de extrema importância para a implementação de uma prática pedagógica mais inclusiva e personalizada. Descobriu-se que a sensibilidade e o cuidado emocional — qualidades geralmente associadas à feminilidade — figuram entre os fatores necessários para o sucesso do suporte educacional a alunos pessoa com deficiência (PcD), com base em entrevistas e revisão de literatura relacionada. Ao mesmo tempo, o apoio familiar desempenha um papel importante, bem como um dos elementos essenciais para práticas inclusivas bem-sucedidas. A entrevista revelou que Varjota destaca os projetos de atendimento psicopedagógico e psicológico itinerante, atendimento domiciliar e salas de recursos multifuncionais voltados para o atendimento das necessidades específicas dos alunos. Entretanto, ainda são observadas dificuldades relacionadas à adaptação das ações e alguma resistência dos professores. O trabalho feminino na educação especial em Varjota tem seu peso para a construção de uma convivência escolar mais inclusiva, acolhedora e justa, garantindo avanços no desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.
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