A (RE) INSERÇÃO DAS MULHERES FEIRANTES DO MUNICÍPIO DE BARBALHA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA

Autores

  • Wesley de Sousa Lima CEJA - Professora Maria Angelina Leite Teixeira - Temporário
  • Érica Daiene dos Santos Soares Centro de Educação de Jovens e Adultos – Professora Maria Angelina Leite Teixeira
  • Daniele Maciel dos Santos Centro de Educação de Jovens e Adultos – Professora Maria Angelina Leite Teixeira
  • Cícera Janaina Rodrigues Lima Centro de Educação de Jovens e Adultos – Professora Maria Angelina Leite Teixeira

Palavras-chave:

EJA., Busca ativa, Evasão, Inclusão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o protagonismo, cotidiano e trabalho das mulheres feirantes de Barbalha-CE no contexto social, cultural e econômico, buscando integrá-las  na Educação de Jovens e Adultos. Para isso, buscamos reconhecer a importância da feira livre para emancipação econômica das mulheres, identificar os fatores que levaram as mulheres feirantes a evasão e a não conclusão dos estudos e divulgar o Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Maria Angelina Leite Teixeira como instituição que viabiliza o retorno das mulheres aos estudos. A partir dos questionários aplicados, foram desenvolvidos gráficos a fim de sistematizar os resultados e discuti-los, buscando compreender o cotidiano delas na feira e buscar alternativas para motivar as mulheres feirantes a concluírem seus estudos.  De acordo com os dados, observamos que a feira livre torna-se um local propício para as mulheres entrevistas, haja vista que as atividades exercidas no cotidiano não exigem uma qualificação elevada e que a Educação de Jovens e Adultos, surge como uma alternativa para a população que não terminou os estudos, sobretudo, as mulheres que foram historicamente excluídas do processo educacional.

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Referências

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Publicado

02/12/2025

Como Citar

A (RE) INSERÇÃO DAS MULHERES FEIRANTES DO MUNICÍPIO DE BARBALHA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA. (2025). Revista Ceará Científico, 4(7), 12-19. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1532