JOGOS MATEMÁTICOS E EQUIDADE DE GÊNERO: UMA FERRAMENTA PARA A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES E O ENSINO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Palavras-chave:
Equidade de gênero, Ensino de Matemática , Laboratório de MatemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um jogo de tabuleiro em formato de trilha voltado ao ensino das operações aritméticas relacionando com a equidade de gênero e proteção da mulher. Tendo como objetivos específicos: realizar ações voltadas a temática da equidade de gênero e proteção da mulher dentro da escola envolvendo com a educação matemática; revisar conteúdos básicos da matemática de forma lúdica; propor a construção de um laboratório de matemática a partir das construções de materiais lúdicos e concretos. Uma das formas de abordar a equidade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres na educação matemática é por meio de práticas pedagógicas que desafiem os estereótipos de gênero. A pesquisa é de cunho qualitativo, exploratória, tendo como procedimento a pesquisa-ação. Foram desenvolvidas com estudantes de duas instituições de ensino sendo uma delas de ensino fundamental e outra de ensino médio. Os resultados apontam que o projeto proporcionou, a relação da matemática com a equidade de gênero e proteção da mulher por meio de um jogo produzido pelos próprios estudantes, além disso, levou os próprios alunos, durante o processo, a produzirem jogos e materiais para compor seu próprio laboratório de matemática.
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