MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO FERRAMENTA PARA O GERENCIAMENTO DAS FINANÇAS DOMÉSTICAS COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO CADERNETA DA MULHER
Palavras-chave:
Matemática. Educação Financeira. Equidade de gênero.Resumo
Neste artigo, apresenta-se o resultado de um estudo sobre a participação das mulheres nas finanças domésticas, a equidade de gênero e como a matemática financeira pode auxiliar no cotidiano das mulheres no gerenciamento de suas finanças, em especial das alunas do CEJA João Ricardo da Silveira. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaram-se referências como Wilker (2019), Serasa (2024) e Bortoluzzi (2015), a fim de conhecer o cenário de participação das mulheres nas finanças domésticas e dados referentes ao endividamento familiar. Com base nas evidências observadas nestes estudos, aplicou-se um questionário e realizaram-se, no ambiente escolar, momentos reflexivos e formativos sobre educação financeira, o que motivou a criação do aplicativo "Caderneta da Mulher", que pode ser utilizado para a organização das finanças domésticas. O desenvolvimento destas ações confirma, por meio dos dados obtidos na pesquisa e das discussões realizadas durante os estudos, a importância da mulher no gerenciamento das despesas domésticas, bem como a necessidade de momentos formativos no ambiente escolar para tratar de conteúdos matemáticos que tenham aplicabilidade no cotidiano, como a organização de dados em tabelas, porcentagem e juros. Tais termos, recorrentes no ramo financeiro, quando desconhecidos, podem trazer prejuízos incalculáveis para as famílias.
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