Frida Kahlo e a identidade feminina: empoderamento, inclusão e expressão artística na EJA
Palavras-chave:
Empoderamento, Inclusão, Identidade, Autorretrato, Frida KahloResumo
O projeto "Frida Kahlo e a identidade feminina: empoderamento, inclusão e expressão artística na EJA" aborda vida e obra da mexicana Frida Kahlo, cujas obras exploram temas como identidade, gênero e deficiência física através de autorretratos. Objetiva-se com a presente pesquisa proporcionar experiência de aprendizagem a partir de uma pausa reflexiva, usando a arte de Kahlo para aprofundar a compreensão sobre lutas pessoais e coletivas, com foco no empoderamento feminino, promovendo a inclusão e o autoconhecimento por meio do autorretrato. Apoiados especialmente nos estudos de Bettiol (2017), Antonello e Andreola (2019), o estudo, de abordagem qualitativa, revelou que a arte é instrumento de singular importância na construção de identidade - condição primeira para o empoderamento. Alunos PcDs e não PcDs se autorretaram, expondo suas subjetividades e força interior, que independente das adversidades, os colocam como construtores de sua própria história, de sua voz.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).