IMERSÃO AO SISTEMA PLANETÁRIO DE BAIXO CUSTO, REALIDADE REAL E VIRTUAL, ENGLOBANDO AS MULHERES NA CIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino de Astronomia. Planetário de Baixo Custo. Óculos de Realidade Virtual. Mulheres na Ciência.Resumo
Este trabalho foi idealizado por um grupo de alunos inspirados em cientistas mulheres como Katherine Johnson, Sally Ride e Mae Jemison que realizaram importantes contribuições para a humanidade nas áreas da astronomia, astronautica e física. Após diversas pesquisas, foi proposto a criação de um planetário móvel, utilizando materiais de baixo custo, com a finalidade de oferecer aos estudantes uma visão espacial dos movimentos dos planetas, demonstrações de eclipses solares e nebulosas. Dessa forma, a dinâmica dos corpos celestes torna-se mais compreensível ao se expor, de maneira tátil e observacional, a relação entre seus movimentos reais e os movimentos aparentes observados pelos astrônomos a olho nu durante o estudo do céu noturno. Associada a essa discussão sobre astronomia, foi realizada uma contextualização histórica desde os antepassados até a atualidade. O uso do planetário favorece a compreensão, além de ativar a curiosidade e a imaginação dos discentes oferecendo diversas atrações espaciais. Para o enriquecimento do conhecimento na área, a experiência é complementada com a utilização de um óculos de realidade virtual (RV), também de baixo custo, que simula o sistema solar, as estrelas, nebulosas e outros fenômenos astronômicos.
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