DIMENSÕES DO RACISMO NA ESCOLA: caso da EEM Dione Maria Bezerra Pessoa-CE

caso da EEM Dione Maria Bezerra Pessoa-CE

  • Raquel Garcia da Silva
  • Vitória de Lucena Pereira
  • Vitória Dávila Silva Lima
Palavras-chave: Racismo estrutural. Racismo institucional. Escola.

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar o racismo na EEM Dione Maria Bezerra Pessoa nas perspectivas institucionais e estruturais, visando analisá-lo para além de sua concepção individual. Com base nos conceitos de Silvio Almeida, essa investigação realiza-se a partir do levantamento de dados raciais da instituição e de uma análise qualitativa, comparando estatísticas entre os “melhores” e “piores” estudantes a partir do desempenho acadêmico, frequência e comportamento; analisando o perfil racial dos líderes estudantis; examinando o conhecimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 pelos professores(as). Os resultados mostram que entre os “melhores” estudantes a porcentagem de pretos (6,7%) corresponde à metade da média escolar (13,5%), e entre os “piores” esse número torna-se quase cinco vezes maior (28,1%). No que se refere às lideranças estudantis, a quantidade de pretos (5,6%) também é inferior à média escolar (13,5%) e assemelha-se à média nacional (5,2%). Já referente aos(às) professores(as), percebe-se o desconhecimento total ou parcial da legislação. Com essas informações, foi possível provocar a gestão, os(as) professores(as) e os(as) estudantes da escola a se verem em uma estrutura racista, que demanda uma posição ativa de combate.

Publicado
12/06/2024