DANÇA: movimento de identidade das etnias brasileiras - "Sou aldeia, sou quilombo, sou quadrilheiro, poesia, samba...somos Amazônia"
"Sou aldeia, sou quilombo, sou quadrilheiro, poesia, samba...somos Amazônia"
Palavras-chave:
Dança, Etnias, Identidade, Cultura, AmbienteResumo
A dança é uma ferramenta cultural de transformação de uma sociedade. É uma expressão artística marcante para a formação étnica, proporciona um crescimento de caráter ao ser humano, somando características que promovem equidade, tolerância, sensibilidade e desenvolvimento do protagonismo. O presente projeto foi desenvolvido na EEEP Maria Madeiro Dias, com alunos da 2ª série do Ensino Médio. A metodologia ocorreu por etapas: debate sobre a importância da expressão artística para a valorização das etnias brasileiras e o meio ambiente; pesquisas bibliográficas acerca das principais danças da cultura brasileira; e elaboração do trabalho – trilha sonora, coreografia, figurinos e elementos cênicos. O objetivo do presente trabalho é desenvolver e aprimorar o processo criativo dos estudantes através da imersão na cultura brasileira, valorizando sua formação como aspecto importante para uma sociedade que respeita as diferenças e preserva o seu ambiente. Verificou-se, que, as danças brasileiras é uma fusão de várias culturas – europeia, indígena, africana –, exemplificando a miscigenação do nosso povo. Além disso, a elaboração de uma coreografia que contempla essas várias representações, oportuniza a construção de um saber concreto, visão crítica e protagonismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).