DIVERSIDADE E EQUIDADE: contribuições da Afroetnomatemática para a construção de uma Matemática antirracista
Resumo
O fazer matemático ao longo da história, foi contextualizando em diferentes grupos de interesses, comunidades, povos e nações (D'Ambrosio, 2005, p. 17), todavia a promulgação da lei 10.639/2003, que orienta a inserção da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, alinhada ao fomento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC; BRASIL, 2016) trouxeram um olhar diferenciado para o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares originando reflexões significativas na escola. Logo, a partir de um processo de transdisciplinaridade, os componentes curriculares interligam-se a partir das temáticas. Nesse interim, Costa Junior (2004) destaca que afroetnomatemática, que configura como uma forma de ensino matemático pautado nas culturas africanas, surge como uma perspectiva que reconhece a importância das contribuições dos povos africanos e afrodescendentes ao longo da história, valorizando suas práticas culturais e conhecimentos matemáticos. Este projeto promove uma reflexão crítica sobre a matemática desafiando estereótipos e promovendo uma educação inclusiva e equitativa, através da aplicação de oficinas e palestras na EEMTI de Campos Sales. Ao desenvolver o projeto foi possível perceber que o ensino matemático, a partir de uma abordagem antirracista possibilitou a compreensão e aprendizagem da matemática através de vivências étnico-raciais de forma dinâmica e atrativa.