MATEMÁTICA FINANCEIRA: caminhos e possibilidades para o empreendedorismo e estabilidade financeira na comunidade quilombola do Sítio Veiga (Dom Maurício) em Quixadá-CE
Palavras-chave:
Quilombo. Ensino. Empreendedorismo. Matemática financeira. Aplicativo Digital.Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa e quantitativa, desenvolvida na comunidade Quilombola do Sítio Veiga, localizada no distrito de Dom Maurício, Quixadá, Ceará. Nesse estudo são feitas considerações sobre a identificação da escolaridade, fontes de renda e os conhecimentos dos membros sobre empreendedorismo e matemática financeira, de modo a traçar um plano de intervenção, para assim localizar referenciais teóricos que abordam esses temas no direcionamento das relações étnico-raciais. O estudo foi desenvolvido no CEJA João Ricardo da Silveira, envolvendo estudos bibliográficos, parcerias com instituições que trabalham com formações sobre empreendedorismo, aplicação de questionário socioeconômico e a criação de um aplicativo digital, “Quilombo Empreendedor”, para compreender tópicos de educação financeira. De posse dos resultados, foi possível observar a existência de alguns empreendimentos na comunidade, porém não havendo o devido conhecimento sobre alguns termos relacionado a matemática financeira, tais como: porcentagem, preço de vendas, preço, custo, lucro e margem de lucro. Fundamentado nessas dificuldades, buscou-se inspiração em Fonseca (et al., 2022), Martins (2020) e Iezzi (2013), para o planejamento de uma aula, trabalhando a abordagem desses temas em um encontro na sede do Quilombo.
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